fbpx
X

Olá, para você não correr o risco de ter que editar tudo de novo, acesse sua conta ou cadastre-se, é rapidinho!

Sua primeira vez por aqui?
Cadastre-se
Leva só 2 minutinhos

Seja bem-vindo à Movêu!

Antes de mais nada,
como podemos te chamar?

Continuar >

Warning alert here

Legal André, para acessar
sua conta digite um email e crie uma senha

Continuar >

Agora é só deixar seu número,
caso tenha algum problema com a sua conta

Continuar >

Você mora em um lar saudável?

21/04/22

Você mora em um lar saudável?


Você já saiu correndo de algum lugar por não se sentir bem lá?

Ainda que você esteja bem com você mesmo, no melhor dia da sua vida, cercado de pessoas que fazem com que você se sinta bem, se o ambiente onde você estiver for caótico, existirá um grande risco de que você se desgaste emocionalmente na tentativa de se manter feliz.

Mas como avaliar se sua casa é um lugar saudável ou caótico? Realmente o ambiente tem esse poder de nos afetar tão significativamente? Se você tem o desejo de morar em um lar saudável e quer saber a resposta para estas perguntas, te convido a uma significativa reflexão:

Muitas pessoas hoje já fazem escolhas sustentáveis para sua casa, porém se não houver preservação da nossa saúde para que possamos desfrutar desses benefícios, que proveito há nisso?

Não é segredo para ninguém sobre a importância de se realizar a limpeza do ar condicionado periodicamente para que não haja prejuízos à saúde, mas talvez muitos ainda desconheçam os prejuízos da ausência de elementos naturais dentro de casa, por exemplo. Talvez sua casa seja requintada e moderna, talvez ela tenha saído em uma capa de revista, mas estes fatores possivelmente não tenham sido suficientes para lhe gerar bem-estar.

A psicologia já comprovou inúmeras vezes o quanto o ambiente afeta os comportamentos e as emoções do ser humano. Com certeza você mesmo já experimentou esta constatação: supondo que, ao entrar em uma casa, você encontre uma poltrona suja e, ao entrar em outra casa, toda perfumada, você encontre uma poltrona que lhe pareça extremamente confortável. Em qual delas você se sentiria mais à vontade para sentar e aceitar um copo d’água? A resposta parece óbvia, mas e você, como se sente quando abre a porta da sua própria casa depois de ter passado algumas horas fora? Nossas emoções e comportamentos são, muitas vezes, reações involuntárias. Por esse motivo, a escolha das cores, do design e de cada textura se faz extremamente importante!

A partir destas constatações, foram desenvolvidas diversas técnicas que geram efeitos benéficos para os indivíduos, independente de quem sejam – a harmonia e a ventilação adequada são alguns exemplos. Além disso, para que haja um resultado ainda mais satisfatório, existe ainda outro elemento que deve ser levado em consideração: as preferências pessoais dos moradores. Este item é essencial para quem deseja morar em um lar saudável, visto que a personalização de um projeto é capaz de gerar identificação e senso de pertencimento a cada um dos moradores.

<clique para conhecer os móveis personalizáveis Movêu>

Os elementos de decoração da sua casa são, em sua maioria, presentes ou lembrancinhas das quais você ficou com receio de se desfazer? Ou você considera que a sua decoração lhe representa (hobbies, sonhos, gostos)? Um artigo de psicologia ambiental, por exemplo, sugeriu aos especialistas em interiores que aplicassem um questionário individual a todos os integrantes da casa a fim de que pudessem satisfazê-los mais plenamente. Com isso, pode-se concluir que a chave para aumentar a sensação de bem-estar dentro da sua casa está dentro de você! Como eu costumo dizer, “a melhor assinatura que a sua casa pode ter inclui a sua digital”.

Transformar seu lar em um lugar saudável pode lhe proporcionar muito mais saúde e bem-estar. Comece hoje, mesmo que seja devagar. Sabe quando você substitui a sobremesa por alguma opção mais saudável e mantém a pizza no cardápio, para que possa começar? Mantenha o estilo da casa, se for preciso, mas substitua aquela decoração que você ganhou por alguma que você realmente goste. Abra as janelas da sua casa mais vezes, para que os ácaros saiam e o sol entre. Se possível, crie um planejamento para as substituições necessárias. Não deixe para começar só na segunda-feira, até lá pode ser que sua saúde acabe ficando para trás, diante das demandas secundárias da vida.

Se você precisar de ajuda para criar um lar saudável – e morar no seu lugar predileto – uma ótima alternativa pode ser um estudo detalhado – que leve em consideração as suas aspirações pessoais, como é o caso do Método AABE – e o apoio de um profissional especialista em interiores para auxiliá-lo em todas as etapas dessa transformação. Entre no link abaixo e agende uma ligação gratuita com a minha equipe para que possamos ajudá-lo a traçar um plano de ação. Espero você lá!

www.trautinteriores.com.br/bem-estar

Aline Traut Augusto
Designer de Interiores