Tendência minimalista na decoração

Tendências minimalistas na decoração

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre minimalismo, um estilo de vida que tem atraído cada vez mais o interesse das pessoas. Inicialmente, o termo era usado para se referir às manifestações artísticas e culturais que valorizavam o uso de poucos elementos para criar formas de expressão. Hoje em dia, o movimento vai muito além do setor artístico e possui vários outros significados, tendo influência até mesmo nos valores de cada um e na forma como enxergam o mundo!

As tendências minimalistas têm um impacto enorme principalmente na decoração de interiores. Se você não sabe ao certo o que seria uma decoração minimalista, ou se já conhece mas não sabe por onde começar para seguir esse estilo decorativo, este blog foi feito para você! 

“Menos é mais” 

Para começar uma decoração com tendências minimalista, é interessante repensar o seu espaço, escolhendo poucos elementos e cores em tons mais leves e neutros. É o momento ideal para você desapegar de móveis e objetos antigos e pouco funcionais! 

Com uma composição simples e harmoniosa, o minimalismo tem o poder de trazer leveza e tranquilidade para o lar. Por isso, essa estética é sobre apostar no “menos é mais”: não há necessidade de comprar inúmeros objetos de decoração, mas é importante escolher os elementos certos. Você pode integrar os ambientes, criando espaços maiores com bastante luz natural, formando um visual limpo e pacífico. 

Cores

Dentro das tendências minimalistas também podemos optar por uma paleta de cores neutras, como tons de bege, marrom e branco, é uma ótima alternativa para criar um ambiente minimalista. Articular uma composição de preto e branco também torna a decoração limpa e elegante, potencializando o efeito que o minimalismo busca alcançar. 

Se você é amante de cores mais vivas e diferenciadas, também é possível apostar em paletas coloridas. Criar um espaço monocromático, por exemplo, misturando diferentes tonalidades da cor escolhida, pode ser um bom caminho para garantir o efeito minimalista sem precisar abrir mão de cores mais fortes. Brincar com uma combinação de cores claras e pastéis também pode ter resultados surpreendentes! 

Ambientes

Se você ainda não sabe por qual ambiente começar, a sala de jantar pode ser um bom caminho. Geralmente, esse espaço não requer muitos móveis para cumprir sua função, o que torna o processo de decoração minimalista mais simples. Escolhendo uma paleta de cores leves, você pode utilizar texturas e até mesmo estampas sem fugir da estética desejada. Porém, não precisa preencher o ambiente com móveis e objetos muito detalhados, já que você está buscando harmonia e simplicidade. 

Para o banheiro, apostar no preto e branco é uma jogada sensata para criar um ambiente elegante. Nesse espaço, escolher os materiais certos para criar um visual limpo é muito importante, já que geralmente a decoração dos banheiros não depende muito de objetos decorativos. 

A decoração na cozinha pode até ser mais desafiadora, já que é difícil eliminar elementos nesse ambiente. Nesse caso, as cores e os materiais selecionados são mais uma vez as peças chaves para a leveza visual do espaço. Você pode criar uma cozinha monocromática, com cores neutras, assim haverá menos informação na decoração. Outra tendência atualmente é selecionar a madeira como material principal de destaque da sua decoração, pois cria uma estética leve que fortalece a elegância do minimalismo. 

Por fim, o quarto: como garantir a estética do “menos é mais” nesse ambiente? 

De fato, o desafio aqui é maior ainda. A maioria dos nossos pertences pessoais e do dia a dia estão nesse espaço. Por isso, a organização é fundamental! Escolhendo móveis certos, como estantes, sapateiras e aparadores, é possível guardar toda sua bagunça e deixar o ambiente com poucos elementos. Não é necessário preencher todos os espaços vazios do quarto com objetos. Valorize esses vazios para proporcionar um quarto arejado. Além disso, não se esqueça de uma das dicas mais importantes: escolher uma paleta de cores harmoniosa é essencial!!

Eai, está pronto para criar a sua decoração minimalista? Agora é com você! Siga essas dicas e aposte na sua criatividade, que o resultado vai ser um sucesso 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inspire sua criatividade com a movêu.
Crie seu móvel único, rápido e fácil.

CNPJ: 41.817.025/0001-60
Rua Peixoto Gomide, nº 596, Sala 95-B,
Jardim Paulista, São Paulo – SP

© 2021 Todos os Direitos Reservados | Termos de Uso | Política de Privacidade

Add to cart